Programa Mulheres Mil promove cursos de capacitação para custodiadas na Penitenciária Consuelo Nasser em Aparecida de Goiânia

Foto de uma sala de aula com detentas
Iniciativa promove cursos de capacitação para custodiadas na Penitenciária Consuelo Nasser (Foto: DGPP)

Na última sexta-feira (21/06), a Penitenciária Feminina Consuelo Nasser, localizada no Complexo Prisional Policial Penal Daniella Cruvinel, em Aparecida de Goiânia, deu início ao curso de maquiadora destinado as custodiadas, como parte do Programa Mulheres Mil. A iniciativa visa oferecer oportunidades de capacitação profissional e empreendedorismo para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O programa Mulheres Mil é uma parceria entre o governo federal, a Diretoria-Geral da Polícia Penal (DGPP) e a Secretaria da Educação de Goiás (Seduc). Através desta colaboração, 30 custodiadas terão a oportunidade de participar de um curso de 160 horas/aulas que inclui instruções sobre maquiagem, empreendedorismo e segurança do trabalho.

Segundo Michelle Cabral, gerente de Educação, Módulo de Respeito e Patronato da DGPP, o objetivo é que, ao final do cumprimento da pena, as participantes estejam preparadas para iniciar seus próprios negócios, garantindo assim uma fonte de sustento através do trabalho aprendido.

A oferta de capacitação não se limita à Penitenciária Consuelo Nasser. As reeducandas das unidades prisionais femininas regionais de Luziânia, Orizona, Israelândia, Barro Alto, Formosa e Serranópolis também terão acesso a cursos. Em Inhumas, por exemplo, já estão em andamento cursos de maquiadora e assistente de costura.

O Programa Mulheres Mil, estabelecido pela Portaria nº 1.015, de 21 de julho de 2011, pelo Ministério da Educação, tem como missão promover a formação profissional tecnológica de mulheres em situação de vulnerabilidade social, oferecendo cursos nas áreas de beleza e estética, artesanato e corte e costura.

Em diferentes unidades do sistema penitenciário goiano, as capacitações são diversificadas: em Luziânia, o curso de assistente de costura, em Orizona, lingerie e moda praia, em Israelândia, artesanato e bordado à mão, em Barro Alto, manicure e pedicure, em Formosa, assistente de costura e em Serranópolis, manicure e pedicure. Essa iniciativa beneficia diretamente as custodiadas, proporcionando-lhes habilidades práticas que poderão ser fundamentais para a reintegração social e econômica após o término de suas penas.

O Portal Aparecida é feito aqui mesmo em Aparecida de Goiânia para nós Aparecidenses! Nos ajude divulgando para seus amigos, família e comunidade para que eles também fiquem bem informados com as notícias da nossa cidade!

Compartilhar!

Mais Opções
Escrito Por
Leia Mais Sobre