Reeducandas aprendem costura industrial em Aparecida

Foto de reeducanda operando uma máquina de costura.
Reeducandas do regime fechado iniciam curso de costura industrial. (Foto: Reprodução)

Em Aparecida de Goiânia, 20 reeducandas do regime fechado da Penitenciária Consuelo Nasser iniciaram um treinamento especializado em costura industrial, dentro do Complexo Prisional Policial Penal Daniella Cruvinel. O curso, com duração de 30 dias, é fruto de uma parceria entre a Polícia Penal de Goiás e a Sallo Confecções, e oferece remuneração às participantes.

Avaliação e continuidade

Ao término do curso, as reeducandas passam por uma avaliação de desempenho. Aqueles que atenderem aos critérios poderão continuar nas atividades da Seção Industrial, proporcionando uma oportunidade de trabalho contínua dentro do complexo. Segundo Paulo Sérgio Silva Santos, gerente de Produção Agropecuária e Industrial da Polícia Penal, esse programa é importante porque, além de gerar renda, ajuda a desenvolver habilidades técnicas que auxiliam na reintegração social das participantes.

Benefícios e remição de pena

Além da remuneração, o programa oferece às reeducandas a possibilidade de remição da pena, conforme previsto pela Lei de Execução Penal (LEP). Essa redução no tempo de cumprimento da pena é um incentivo a mais para que elas se dediquem às atividades laborais, e também funciona como estímulo ao bom comportamento dentro da unidade.

Expansão do projeto

O objetivo é que, nos próximos meses, o programa alcance até 50 reeducandas da Penitenciária Consuelo Nasser. Para isso, está sendo construído o Módulo de Respeito, um espaço exclusivo para alojar as apenadas que se engajarem nas atividades de capacitação e que demonstrem bom comportamento. Esse módulo oferece um ambiente separado, garantindo melhores condições de trabalho e uma convivência harmoniosa entre as participantes.

Foco na reintegração

Ao proporcionar a essas mulheres a chance de aprender um novo ofício, o projeto busca ampliar as possibilidades de reintegração na sociedade após o cumprimento de suas penas. Além de gerar renda e desenvolver habilidades, a iniciativa colabora com o objetivo de oferecer novos caminhos a essas reeducandas, tornando possível uma reinserção digna e produtiva na vida em liberdade.

O Portal Aparecida é feito aqui mesmo em Aparecida de Goiânia para nós Aparecidenses! Nos ajude divulgando para seus amigos, família e comunidade para que eles também fiquem bem informados com as notícias da nossa cidade!

Compartilhar!

Mais Opções
Escrito Por
Leia Mais Sobre