Mutirão de limpeza contra a dengue mobilizou Aparecida e Goiânia

Foto de um mosquito da dengue.
Equipes percorreram bairros para eliminar criadouros do Aedes aegypti e reforçar a prevenção contra a dengue. (Foto: Reprodução)

Neste sábado (22), a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, em parceria com a Prefeitura de Goiânia e o Governo do Estado de Goiás, realizou a segunda edição do Mutirão de Limpeza Contra a Dengue. A iniciativa teve como objetivo eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio da remoção de entulhos e conscientização da população.

A concentração das equipes ocorreu às 7h, na Avenida Rio Verde, esquina com a Avenida Senador José Rodrigues de Morais Neto, no Parque Amazônia, em Goiânia. Profissionais da Saúde, Desenvolvimento Urbano e outros órgãos municipais percorreram diversos bairros para recolher materiais que poderiam acumular água e servir como criadouros do mosquito.

Bairros atendidos e mobilização das equipes

A ação contemplou os bairros Vila Brasília, Parque Amazônia e regiões próximas. Além disso, agentes de combate a endemias e comunitários de saúde visitaram mais de 17 mil imóveis nos bairros Jardim Luz, Jardim Nova Era, Jardim Progresso, Parque Real, Setor dos Afonsos, Vila Brasília, Vila São Tomaz e Vila Sul.

Durante as visitas, os agentes orientaram os moradores sobre medidas preventivas e verificaram quintais, vasos de plantas, calhas e terrenos baldios. A meta foi eliminar possíveis focos do Aedes aegypti e conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

Limpeza e revitalização de espaços públicos

Além das visitas domiciliares, cerca de 200 servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano foram mobilizados para a retirada de entulhos e materiais acumulados nos bairros atendidos. O mutirão contou com maquinário especializado, como pás mecânicas, caminhões caçamba, roçadeiras, enxadas e tratores com roçadeiras.

Como parte da iniciativa, também foram plantadas flores ao longo do canteiro central da Avenida São Paulo, promovendo não somente a limpeza, mas também a revitalização do espaço público.

Impacto da ação no combate à dengue

A primeira edição do mutirão, realizada no Jardim Bela Vista, já havia demonstrado resultados positivos no combate à dengue. Com o avanço da doença no estado, a nova etapa da ação buscou reduzir ainda mais a proliferação do mosquito e evitar um aumento no número de casos.

As autoridades reforçaram a importância da colaboração da população no combate à dengue. Pequenos hábitos, como eliminar recipientes que acumulam água e manter caixas d’água fechadas, são essenciais para evitar novos focos do Aedes aegypti.

Vamos falar sobre essa notícia? Mas lembre-se de ser responsável e respeitoso. Sua opinião é importante!

Ninguém comentou ainda. Clique aqui e seja o primeiro!

Compartilhar!

Mais Opções
Escrito Por
Leia Mais Sobre
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x