Força-tarefa combate incêndio na Serra das Areias em Aparecida de Goiânia

Imagens de queimada serra das areias.
Incêndio na Serra das Areias. (Foto: Danila Bernardes/ TV Anhanguera)

Uma força-tarefa envolvendo quatro equipes do Corpo de Bombeiros, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida de Goiânia e proprietários locais foi mobilizada para combater um incêndio que atingiu a Área de Proteção Ambiental Serra das Areias. O incêndio começou na tarde desta terça-feira e ainda não é possível estimar a área total atingida. A região é conhecida por abrigar diversas espécies de fauna e flora, sendo a maior reserva ambiental da cidade.

Com uma extensão de mais de 2,8 mil hectares, a Serra das Areias representa 17% do território de Aparecida de Goiânia e é a principal área de preservação da cidade. A área estava sem registro de incêndios há três anos, mas nesta terça-feira (3), as chamas começaram e rapidamente mobilizaram equipes de emergência. O objetivo é conter o fogo que ameaça devastar uma parte significativa da biodiversidade local.

As equipes de combate ao incêndio estão utilizando drones para sobrevoar a área, permitindo um mapeamento mais preciso da situação e facilitando a coordenação das operações no solo. Os bombeiros estão otimistas quanto à eficácia da estratégia de sobrevoo, mas ressaltam que as condições climáticas desfavoráveis, com ventos fortes e tempo seco, podem dificultar o controle total das chamas.

Além dos bombeiros e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, moradores e proprietários de chácaras nas proximidades também estão auxiliando nas operações, oferecendo suporte com materiais e água. A expectativa é que o incêndio seja controlado o mais rápido possível para evitar maiores danos à fauna e flora da região.

Em julho deste ano, a Prefeitura de Aparecida realizou o aceiro na Serra das Areias, medida preventiva que consiste em limpar áreas ao redor de florestas e matas para criar uma barreira contra a propagação do fogo. Essa ação foi fundamental para retardar o avanço das chamas, permitindo que as equipes de combate ganhassem tempo para agir.

Incêndios em Goiás
O estado de Goiás vive uma temporada alarmante de queimadas em 2024. Desde o início do ano, o Corpo de Bombeiros já combateu cerca de 11 mil focos de incêndio, com uma média de 100 ocorrências por dia. A edição deste ano da Operação Cerrado Vivo já registrou 7.862 atendimentos relacionados a incêndios urbanos e em vegetações, com 2.489 desses ocorrendo apenas no mês de agosto. Em comparação com a edição anterior, houve um aumento considerável, destacando a gravidade da situação ambiental no estado.

As autoridades seguem em alerta, e o foco principal é conter as queimadas para minimizar o impacto ambiental e garantir a preservação das áreas protegidas, como a Serra das Areias.

O Portal Aparecida é feito aqui mesmo em Aparecida de Goiânia para nós Aparecidenses! Nos ajude divulgando para seus amigos, família e comunidade para que eles também fiquem bem informados com as notícias da nossa cidade!

Compartilhar!

Mais Opções
Escrito Por
Leia Mais Sobre