Estudantes de colégio militar de Aparecida participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

Foto dos alunos que irão participar do evento de robótica.
Estudantes do Colégio Estadual da Polícia Militar participam da Olimpíada Brasileira de Robótica, representando Aparecida de Goiânia e mostrando talento em tecnologia e inovação. (Foto: Seduc)

Nos dias 14 e 15 de setembro, alunos do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Mansões Paraíso, em Aparecida de Goiânia, vão competir no nível 1 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2024, em Goiânia. A iniciativa faz parte do Programa de Robótica Educacional do Governo de Goiás, que visa despertar o interesse por carreiras científicas e tecnológicas, além de promover debates sobre o ensino-aprendizagem.

Com o objetivo de estimular a curiosidade dos estudantes para as áreas de ciência e tecnologia, o Governo de Goiás implementou, em 2023, o Programa de Robótica Educacional e Educação Tecnológica nas escolas militares da rede estadual. Neste contexto, os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Mansões Paraíso, em Aparecida de Goiânia, vão participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) nos dias 14 e 15 de setembro, em Goiânia.

A OBR é uma das principais competições educacionais do país, voltada para o desenvolvimento de habilidades em robótica, programação e inovação. Durante o evento, os alunos terão a oportunidade de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, como a construção e programação de robôs para resolução de problemas.

Segundo o capitão Marcus Vinícius Jorge Batista, gerente de Políticas e Gestão dos Colégios Militares da Secretaria de Educação (Seduc/GO), a participação dos alunos em eventos como a OBR é fundamental para consolidar o aprendizado de forma dinâmica e prática. “Esses desafios não só ampliam o conhecimento técnico, mas também incentivam o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, trabalho em equipe e criatividade”, comenta o capitão.

O programa, que inicialmente foi direcionado para os alunos do Ensino Fundamental, tem como meta expandir sua atuação até a 3ª série do Ensino Médio. A proposta é integrar os estudantes às áreas de ciência da computação, engenharia e design, mostrando a importância da tecnologia em diversas esferas do conhecimento.

Além das aulas práticas de robótica, os estudantes aprendem conceitos fundamentais de programação e montagem de peças, o que os prepara para enfrentar os desafios da Olimpíada e, futuramente, do mercado de trabalho. Para Marcus Vinícius, a robótica educacional também permite aos alunos explorarem soluções inovadoras para problemas complexos, proporcionando uma formação mais completa e conectada às demandas atuais.

A competição promete ser um marco na vida dos jovens, que poderão colocar em prática suas habilidades e se destacar no cenário educacional.

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