Alunos da Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi constroem robô para competição internacional

Foto com integrantes da equipe de robótica
Equipe Rassilianos da EFG Luiz Rassi trabalha no desenvolvimento de seu robô para a RoboWorld Cup Fira 2024. (Foto: André Bianchi)

Seis alunos da Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, localizada em Aparecida de Goiânia, estão desenvolvendo um robô inovador para competir na RoboWorld Cup Fira 2024, um dos torneios mais prestigiados do mundo no campo da robótica. O evento será realizado de 5 a 9 de agosto de 2024, em São Luís, Maranhão, sendo organizado pela Federation of International RoboSports Association (Fira).

Classificação na etapa nacional

Os estudantes se qualificaram para a competição mundial ao vencerem a etapa nacional do campeonato Fira Brasil, que ocorreu em novembro de 2023, em Juazeiro do Norte, Ceará. Eles garantiram a vaga nas categorias Cliff Hanger e Cabo de Guerra. Na categoria Cliff Hanger, robôs de pesos iguais competem para empurrar o adversário para fora da arena enquanto evitam obstáculos. No Cabo de Guerra, os robôs competem diretamente, puxando uma corda em direções opostas para testar sua força e resistência.

Desenvolvimento do Robô

O robô que será utilizado pelos alunos está sendo construído nos avançados laboratórios de ensino da EFG Luiz Rassi, que contam com equipamentos de última geração, como impressoras 3D. Esses recursos são essenciais para os estudantes poderem desenvolver e aperfeiçoar seu robô com precisão e qualidade. A equipe, batizada de Rassilianos em homenagem à escola, é composta por seis alunos com idades entre 15 e 19 anos: Anna Clara Ferreira Barros, Danielly Khalil, Cauã Rodrigues, Vitor Vinícius, Estevão Santos e Sara Lopes.

Importância das competições

Anna Clara Ferreira Barros, integrante do grupo, destaca a importância dessas competições não apenas para a equipe Rassilianos, mas também para o futuro da robótica, ao promoverem o acesso à tecnologia para todos. Para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, as Escolas do Futuro proporcionam uma educação gratuita e de alta qualidade em tecnologia, resultado de investimentos substanciais em laboratórios e equipamentos.

O diretor da EFG Luiz Rassi, Vinícius Seabra, garante que os equipamentos de ponta disponíveis nos laboratórios da escola preparam os alunos para os desafios da robótica, proporcionando-lhes uma formação profissional de alto nível. Moisés Cunha, diretor do Centro de Educação Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (Cett-UFG), que administra as EFGs, ressalta que esses campeonatos destacam a criatividade e a capacidade de realização dos alunos, além de valorizar o trabalho dos professores e a estrutura pedagógica oferecida.

Sobre as Escolas do Futuro

As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) são instituições de ensino técnico profissionalizante ligadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo de Goiás. Atualmente, existem EFGs em cinco cidades: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso. Além do curso de robótica, essas escolas oferecem diversos cursos voltados para a área de tecnologia, proporcionando uma formação gratuita e de alta qualidade para os estudantes goianos.

Impacto e expectativas

Os alunos e professores da EFG Luiz Rassi estão ansiosos e otimistas quanto à participação na RoboWorld Cup Fira 2024. A competição não só oferece uma plataforma para mostrar suas habilidades e inovação, mas também abre portas para futuras oportunidades acadêmicas e profissionais no campo da tecnologia e da robótica. A dedicação e o trabalho duro da equipe Rassilianos refletem a qualidade do ensino e o compromisso da Escola do Futuro de Goiás em formar profissionais altamente qualificados para o mercado tecnológico.

O Portal Aparecida é feito aqui mesmo em Aparecida de Goiânia para nós Aparecidenses! Nos ajude divulgando para seus amigos, família e comunidade para que eles também fiquem bem informados com as notícias da nossa cidade!

Compartilhar!

Mais Opções
Escrito Por