Aparecida de Goiânia recebe livro em quadrinhos da Lei Maria da Penha nas escolas

Foto do livro Maria da Penha nas escolas.
Aparecida de Goiânia recebe livros da Lei Maria da Penha nas escolas, promovendo conhecimento e combate à violência. (Foto: Divulgação/Júlia Dias)

Em comemoração aos 18 anos da Lei Maria da Penha, Aparecida de Goiânia será um dos principais pontos de distribuição de um livro em quadrinhos que conta a história dessa importante legislação. A obra, escrita por Manoela Barbosa e ilustrada por Zaia Angelo, será distribuída em diversas escolas da cidade, além de palestras voltadas para crianças, adolescentes e profissionais da educação. A iniciativa visa ampliar o conhecimento sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher e incentivar a denúncia e o combate a essas práticas.

A campanha faz parte das atividades culturais promovidas pela Skambau Produções, em parceria com o Governo de Goiás, sendo viabilizada pela Lei Paulo Gustavo. Segundo Manoela Barbosa, autora do livro, “agosto é um mês crucial na luta contra a violência de gênero, ao marcar a criação de uma lei que tem sido fundamental na proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade”. A distribuição do livro e a realização de palestras nas escolas de Aparecida de Goiânia reforçam o compromisso da cidade em educar as novas gerações para identificar e combater a violência doméstica e de gênero.

O livro “Maria da Penha nas Escolas” é uma produção que ganhou relevância desde sua primeira edição, em 2016, graças ao apoio do Governo de Goiás. Em 2023, uma nova edição foi lançada com a ajuda da Lei Paulo Gustavo, permitindo uma distribuição ainda mais ampla. A obra, adaptada pedagogicamente para jovens de 10 a 15 anos, narra a trajetória de Maria da Penha, a farmacêutica brasileira que se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica, e a criação da Lei Maria da Penha. A versão em braille também será disponibilizada para crianças com deficiência visual, garantindo acessibilidade ao conteúdo.

Além do apoio governamental, a distribuição do livro em Aparecida de Goiânia conta com a colaboração de diversas instituições, como a Universidade Federal de Goiás e a Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa de Goiás. Em 2022, a obra foi lançada com destaque na Câmara Municipal de Goiânia e teve uma ampla distribuição em escolas e unidades de atendimento especializado, reforçando seu papel na educação sobre a violência de gênero.

Agenda de distribuição em Aparecida de Goiânia:

  • 12/08: Cooperativa de Catadoras de Resíduos Sólidos – COOCAP (13h30).
  • 22/08: Escola Municipal Parque Santa Cecília (08h30).

Aparecida de Goiânia se destaca como um dos centros principais desta campanha, que promoverá a educação e a igualdade de gênero, fornecendo às crianças e adolescentes da cidade as ferramentas necessárias para identificar e combater a violência contra a mulher.

O Portal Aparecida é feito aqui mesmo em Aparecida de Goiânia para nós Aparecidenses! Nos ajude divulgando para seus amigos, família e comunidade para que eles também fiquem bem informados com as notícias da nossa cidade!

Compartilhar!

Mais Opções
Escrito Por
Leia Mais Sobre